Nesta tela são organizados os diversos dados de medição realizadas em diferentes locais com diferentes horários. O programa também executa referências cruzadas, isto é, entrando com valores de dose e tempo de exposição o programa preenche automaticamente a coluna de nível de pressão sonora (NPS) de acordo com a norma escolhida na tela de configuração. Se for preenchido na seguência natural: NPS e tempo de exposição o programa calcula a dose. Apos o preenchimento da tabela com os diferentes lugares ou atividades, o usuário pode reunir-los em  grupos apenas marcando na caixa de verificação atividade/locais que farão parte do grupo.

    Geralmente chamamos o grupo de GHE, isto é, Grupo Homogênio de Exposição. Contudo como o programa também permite analises nas telas posteriores dos grupos em conjunto, aconselha-se utilizar as notações que melhor convier para a análise que se pretente realizar. Lembrando que na tela de controle administrativo existe um campo para preenchimento do GHE.

    Lembramos, também, que a unidade de NPS (nível de pressão sonora) é o dB(A), de tempo de exposição é o minuto e a de dose é o percentual (%). E, ainda que a norma utilizada para os cálculos é apresentada no quadro em amarelo acima a esquerda da tabela, conforme pode ser visto abaixo.

Exemplo de preenchimento da Tela 3

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Como pode ser visto no quadro de amostragem os botões são interativos, não precisando de maiores explicações. Ao realizar alterações na tablela, as atualizações dos resultado e cálculos globais serão executadas apos clicar no botão ATUALIZAR ou teclar o Enter na tabela. Lembramos que as colunas de NPS, Tempo e Dose devem ser preenchidas para que o programa realize as atualizações sem problemas.

As colunas de Lmax (nível máximo) e R . Fundo (ruído de fundo) não precisam, necessariamente, serem preenchidas. No caso do preenchimento dessas colunas o Gerente SST seleciona o Lmax máximo e o R. Fundo mínimo dentre os existentes nos locais ou grupo selecionado para o resultado global.

Operações de excluir e incluir linhas, cortar e colar são permitidas utilizando os botões de controle da tabela, posicionados imediatamente acima. A cada nova linha preenchida a Atividade/Local especificado na primeira coluna aparece na caixa de verificação na área de seleção das atividades/locais disponíveis. As operações de copiar e colar permitem que sejam transferidos para o quadro de amostragem dados de medição obtidos diretamente dos equipamentos ou de uma planilha de excel, por exemplo.

Essa parte do programa permite selecionar na caixa de verificação as Atividades/Locais que irão compor os resultados globais presentes no canto inferior direito.

O Gerente SST imediatamente atualiza os resultados finais quando o usuário marcar na caixa de verificação as Atividades/Locais desejadas. Caso o mesmo queira compor grupos que relaciona as Atividades/locais selecionado, deve-se teclar em Criar Grupo para que o mesmo seja composto e gravado no quadro Grupo de amostragem. Também podem ser criados diversos grupos com um número finito de Atividades/Locais.

Se o usuário desejar observar os resultados de cada grupo criado, basta apenas clicar no grupo no quadro de amostragem para que o resultado seja mostrado. Caso o mesmo queira saber quais as Atividades/Locais que compõem o grupo, clicar duas vezes no grupo para que a árvore seja apresentada. Se for clicado algum elemento da árvore, este será espresso como resultado no quadro de resultados da tela de amostragem. O Botão Limpar apaga os últimos valores do guadro de resultados.

Os botões adicionar, excluir e remover são interativos as operações realizadas nessa área.

IMPORTANTE: O grupo ou grupos que serão criados nessa tela irão compor os resultados de análise da tela posterior, conforme escolha do usuário.