A análise de exposição de ruído de impacto realizada nesta tela segue os critérios de exposição da norma NHO-1 da (FUNDACENTRO).

Tela_3i.jpg (88957 bytes)

Preencha as colunas da tabela de acordo com as orientações abaixo:

COLUNA 1 - Local / Atividade - Local ou atividade submetida ao GHE(Grupo Homogênio Exposição) analisado. A repetição de nomes nesta coluna é permitida, porém aconselha-se ao usuário preencher com nomes distintos para facilitar a interpretação dos resultados.

COLUNA 2 - NPS (dB) - Nível de Pressão Sonora medido no local aonde o trabalhador é exposto ao ruído de impacto.

COLUNA 3 - Nº de Impactos / dia - Número de Impactos submetidos durante uma jornada de trabalho.

COLUNA 4 - Nível Permitido (dB) - (somente visualização) - Esta coluna é o resultado dos valores  preenchidos na coluna (2) e na coluna (3). Este valor caracteriza o maior nível de exposição permitido ao trabalhador segundo a norma da FUNDACENTRO NHO 01.

COLUNA 5 - Considerações Técnicas- (somente visualização) - Apresenta um comentário sobre o resultado da exposição no local. Quando o valor da (coluna 5) for menor que o da coluna (2) configura-se a consideração técnica de valor acima do nível de exposição. E assim segue as outras considerações:

Condição Consideração Técnica
NPS>Nível Permitido acima do nível de ação
(NPS-3)>=Nível Permitido acima do nível de ação
(NPS-3)<Nível Permitido aceitável

 

Este gráfico exibe os valores preenchidos na tabela de exposição ao ruído de impacto. Seu entendimento é bastante simples: todo ponto acima da linha é considerado acima do nível de tolerância, e o mesmo deduz-se para os valores abaixo da linha,  acima do nível de ação e/ou aceitável.