Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS INOVAÇÃO
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Qualidade Industrial
Certificação
Enquetes
Normas
Legislação
Artigos
Fórum
Newsletter
Links
Inovação no ISegNet
Certificação

A certificação é o reconhecimento formal, emitido por um órgão competente, atestando a conformidade com requisitos especificados por uma norma.

Pela definição podemos observar que podem ser certificados sistemas, processos, produtos, serviços, ensaios e pessoal.

São, portanto elementos constituintes da certificação, a norma técnica, a auditoria e o organismo certificador credenciado.

Existem três possibilidades de auditorias, classificadas em função da relação entre os auditores e auditados:

· Auditorias Internas ou de Primeira Parte, são as realizadas por auditores pertencentes aos quadros da empresa;

· Auditorias de Segunda Parte, são aquelas realizadas pelo comprador no sistema da qualidade do fornecedor;

· Auditorias de Terceira Parte, são as realizadas por um órgão independente, escolhido de comum acordo entre o comprador e o vendedor.


A Certificação é realizada por um Organismo Certificador utilizando a auditoria de terceira parte para a avaliação da conformidade com as normas.

A partir da definição de certificação e de seus elementos constituintes, podemos conceituar a certificação do sistema da qualidade de uma empresa como sendo o reconhecimento formal, emitido pelo organismo certificador credenciado, atestando a conformidade do sistema com relação à norma NBR ISO 900, realizada a partir de uma auditoria, por exemplo.

A seguir algumas definições do Sistema Brasileiro de Certificação.


· Certificação

Modo pelo qual uma terceira parte dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.

O termo certificação refere-se à certificação de produtos, de processos ou de serviços, conforme o anexo A do ABNT ISO/IEC GUIA 60- Código de Boas Práticas Para a Avaliação de Conformidade.


· Avaliação do Fornecedor

Ato em que o fornecedor é avaliado segundo os critérios do comprador (segunda parte) de modo a verificar se o produto, processo ou serviço sta em conformidade com uma norma ou outro documento normativo especificado.


· Certificado de Conformidade

Documento emitido de acordo com as regras de um sistema de certificação, indicando existir um nível adequado de confiança de que um produto, processo ou serviço, devidamente identificado, está em conformidade com uma norma específica ou outro documento normativo.

· Declaração do fornecedor

Procedimento pelo qual um fornecedor dá garantia escrita (primeira parte) de que um produto processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.


· Organismo de Certificação

Organismo que conduz a certificação de conformidade.
Um organismo de certificação pode executar suas próprias atividades de ensaio e de inspeção ou supervisionar tais atividades, quando efetuadas por outras entidades em seu nome.

· Organismo de Certificação Credenciado (OCC)
APOIO
Links



© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas