Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Metrologia
Importância
Credenciamento
Cursos
Enquetes
Normas
Legislação
Artigos
Fórum
Newsletter
Links
Importância da Metrologia para o País
Introdução

O aspécto considerado da Metrologia & Estratégia como apresentado evidencia a importância da utilização de métodos que asseguram a obtenção de produtos isentos de defeiros e em conformidade com especificações técnicas, e a logica da imposição de barreiras para a comercialização de produtos e serviços nos grandes blocos econômicos, que são comandados pelos países de primeiro mundo.

Temos que assegurar as nossas empresas a conformidade necessária as exigências comerciais enfocando a Metrologia, a Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Promovendo um Portal que relacionar a área Metrológica com outras áreas afins, teremos um respaldo necessário para a normalização, marca de conformidade, calibração e certificação de produtos e serviços, em consonância com os programas atuais de gestão ambiental e segurança do trabalhado

Os resultados de pesquisas e tendencias do comércio mundial mostram a importância da metrologia para a sobrevivêcia das empresas. É evidente que parcelas expressiva das grandes empresas, segundo pesquisa da CNI, vem aumentando os esforços para a diminuição de ineficiência na produção através de programas gerenciais e ferramentas de controle do processo. O controle metrológico é necessário para a compatibilidade e uniformização de produtos e serviços realizados em diferentes parte do mundo.

O esforços das empresas para o aumento da produtividade e competitividade seriam ineficientes caso não fosse levado em consideração a ciência da medição, que no Brasil é tratada como Metrologia Científica e Industrias, relacionando as calibrações e ensaios e, a metrologia legal direcionada para a defesa do consumido relacionando os ensaios de verificação de conformidade de produtos e serviços quanto a saúde, segurança e meio ambiente.

As micro e pequenas empresas como importante peça do sistema de produção não podem de maneira nenhuma ficar fora desse processo, correndo o risco de comprometer a competitividade dos produtos e serviços das empresas brasileiras junto a comunidade internacional.

O SEBRAE através de programas de capacitação de fornecedores e melhoria da produtividade das micro e pequenas empresas pode através de um programa integrado com o INMETRO, capacitar as empresas para atuarem no mercado enfocando a metrologia. Desta forma poderemos contribuir para que o Brasil caminhe em passos largos para superar as barreiras tecnológicas e comercialização impostas pelos grandes blocos econômicos.

As camaras setorias devem se organizar imediatamente, sendo que o Sebrae, como importante representante das pequenas e médias empresas, desponta como centro difusor de informações e conscientização do pequeno empresário.

Esta estratégia que começa com a capacitação dos nossos recursos humanos é um importante passo para o aumento da competitividade e produtividade das empresas Brasileiras.





Voltar 


APOIO
Links


© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas