Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Metrologia
Importância
Credenciamento
Cursos
Enquetes
Normas
Legislação
Artigos
Fórum
Newsletter
Links
PERIODICIDADE DE CALIBRAÇÃO E CUSTOS ENVOLVIDOS
INTRODUÇÃO

Esse artigo trata da essência de um laboratório de metrologia, da calibração de sua intrumentação e a conservação dos seus padrões. É um complemento as diversas áreas relacionadas com a medição (Metrologia). O artigo aborda a necessidade de uma melhoria contínua das técnicas e procedimentos de medição para a manutenção das características metrológicas dos instrumentos que na maioria dos casos estão sobe controle através do uso de calibradores manuais ratreados a institutos metrológicos e, também, pela experiëncia do usuário.

As normas de segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade industrial tratam os intervalos de calibração de certos equipamentos de medição de forma compulsória sem relacionar o problema do uso e a necessidade de um controle através de calibradores que possibilitam a verificação do instrumento de medição antes e após os levantamentos de campo, isto é, um histórico de utilização. Nós engenheiro de segurança do trabalho estamos a anos sinalizando a necessidade de regulamentação de um período de calibração a serem aplicados a equipamentos de medição para a avaliação de agentes físicos, químicos e biológicos.

Obedecendo a premissa da economia processual, da viabilidade econömica e de experiëncias anteriores, sugerimos que estes intervalos sejam estabelecidos em função dos elementos envolvidos no sistema de medição, istó é, intervalos menores para calibradores e maiores para medidores. Quando é estabelecido uma rigidez nos intervalos de calibração de medidores não está se considerando a forma, como e onde o medidor foi utilizado. O uso de um calibrador rastreado (calibrado) anualmente permite a montagem de um histórico de verificação que sinaliza a necessidade de calibração ou manutenção ou descarte do equipamento.

Essa ideia é utilizada nos sistemas de calibração absolutos dos institutos metrológicos cuja periodicidade de calibração está vinculada aos programas de intercomparação internacionais promovido entre países para a manutenção de um padrão de transferência e de referëncia e identificação de possíveis desvios entre os países participantes.






Voltar 


APOIO
Links


© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas