Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Inicial
Institucional
Fale Conosco
Atendimento On-Line
3R Brasil Serviços Especializados
Cadeira Verde
Pequenas Empresas
CABEÇA ARTIFICIAL (na área de saúde e segurança do trabalho)
3R Brasil
Medição de Ruído
Campanhas parceiras
IsegTools
Produtos
Colunistas
Cursos
Links
3R Brasil Serviços Especializados
1 - INTRODUÇÃO

A 3R Brasil Tecnologia Ambiental é uma empresa de excelência em soluções de Tecnologia da informação, com atuação no mercado brasileiro há mais de cinco anos. Nossa missão é: “A satisfação dos clientes e o crescimento da 3R Brasil são as razões que nos motivam a buscar a excelência nos relacionamentos comerciais, a qualidade do serviço que prestamos e a melhoria continua da eficácia do Sistema de Gestão de Qualidade da 3R Brasil”.

Atuamos nas áreas de consultoria, desenvolvimento, implantação, suporte e treinamento. Trabalhamos com profissionais qualificados em Tecnologia da Informação e equipe gerencial experiente na administração de pessoal e de projetos.

Nas soluções que construímos para nossos clientes, utilizamos ferramentas de software com tecnologia de ponta dos principais fornecedores do mercado de Tecnologia da Informação, todos de destaque no cenário mundial e dos quais somos Parceiros de Negócios.

Com a parceria de empresas como Noise Acústica, National Instruments, Gaveasensors oferecemos soluções de automação e acesso remoto nas áreas de arquitetura e ambiente, industrial, laboratorial e ocupacional. O renomado software GerenteSST é uma ferramenta de uso próprio desenvolvido pela 3R Brasil para ser utilizado nas consultorias e nas soluções integradas com nossos clientes. Também fornecemos projetos especializados em acústica e medição de ruído e vibrações. Temos dois livros editados pelos nossos sócios e parceiros: Pericia e Avaliação de Ruído e Calor, passo a passo e Soluções Práticas de Instrumentação e Automação utilizando a Linguagem Labview.

Para nós da 3R Brasil, a Tecnologia da Informação é uma alavanca para o aperfeiçoamento dos negócios, aumentando a eficiência, a qualidade e a competitividade de nossos clientes, tornando-os aptos a lidarem com os desafios de um mercado que se torna cada vez mais competitivo e globalizado.

2 - ESCOPO DE SERVIÇOS

As descrições detalhadas dos serviços para cotação seguem abaixo:

SMS 3R (01) Medição de Vibração no Corpo Humano (Mãos e Braços e Corpo Inteiro) – Exigência da Instrução Normativa 118 de 05/2005 que compreende.
- A medição de vibração consiste na determinação dos níveis globais e por freqüência da vibração nas direções de referencia especificadas pela Norma ISO 2631 e ISO 5349 conforme região do corpo atingida. Os relatórios de medições serão acompanhadas dos registros impressos pela instrumentação que incluem: Nível Equivalente Contínuo (aeq), Nível Máximo (amax), e os Níveis de Pico (apeak) das vibrações existente na faixa de 0,63 Hz a 100 Hz e na unidade de aceleração m/s2. Serão enfocadas as condições/atividades mais extremas.
- Nota: as medições em 1/3 de oitavas do nível de aceleração medido (em m/s2) pelo equipamento fornecem as premissas básicas para a execução de projetos de vibração, portanto, não haverá necessidade de mais medições para solucionar eventuais problemas.

SMS 3R (2) Avaliação de vibração para estudo de impacto ambiental (Órgãos Ambientais)

SMS 3R (3) Avaliação de Ruído ambiental para estudo de impacto na comunidade (Órgãos Municipais, Estaduais e Federais – NRB 10151, 10152 , CONAMA 01 e Leis Orgânicas)

- Mapeamento da Unidade em nível Global em dB(A) na detecção rápida e por freqüência no entorno da empresa, (máximo 40 pontos com croqui);
- Impressão dos dados de medição pelo equipamento – premissas para projetos (atendimento as exigências das normas);
- Identificação dos pontos críticos em função dos limites ambientais referentes ao zoneamento da área;
- Avaliação dos níveis estatísticos (identificação do ruído de fundo e a contribuição das fontes internas e externas a empresa);
- Medições contínuas em dois pontos (24 horas por ponto);
- Histórico estatístico por período com identificação de fontes de ruído;
- Histórico do nível de pressão sonora em intervalos de 1 hora;
- Relatório de Medição compondo a metodologia empregada os pontos mapeados por freqüência em oitavas e as avaliações contínuas com
considerações referentes aos limites ambientais da área para os períodos noturno e diurno.

SMS 3R (4) Mapeamento de nível de pressão sonora por freqüência para identificação de fontes de ruído e calculo de eficiência de EPI segundo a NIOSH 01 (Método Longo – método do ruído real, maior confiabilidade e atenuação para neutralização do agente).

- Mapeamento da Unidade em bandas de oitavas em dB(A) e em tempo real (mínimo 30 pontos);
- Mapeamento da Unidade em nível Global em dB(A) na detecção lenta, rápida e impulsiva (mínimo 30 pontos);
- Impressão dos dados de medição pelo equipamento (atendimento as exigências das normas);
- Elaboração de no mínimo 5 laudos de Eficiência de EPI pelo método longo da NIOSH (por oitavas) utilizando os dados do mapeamento (subjetivo ou objetivo);
- Avaliação do nível de inteligibilidade do ambiente (NIC) com definição do tipo de ruído encontrado;
- Interpretação dos resultados com orientação da atenuação a ser empregada pela empresa;
- Relatório de Medição compondo a metodologia empregada os pontos mapeados acompanhados dos laudos de eficiência de EPI e em anexo os certificados de calibração.

Deve-se observar que o serviço proposto leva em consideração o cálculo da eficiência de EPI com o ruído real encontrado no ambiente. Esse método é chamado de longo pela NIOSH1 devido à necessidade de avaliação do nível de pressão sonora com o uso de analisador de freqüência em terça de oitava.
O método curto não é o mais aconselhado devido a possuir uma confiabilidade de 84%, isto é, segundo a NIOSH2 este método utiliza apenas um desvio padrão no cálculo do NRRsf, considerando o ruído ambiente padrão (ruído rosa).

SMS 3R (5) Áudio-Dosimetria de ruído para a jornada de trabalho com emissão de laudo do tipo LTCAT para grupo homogêneo de exposição (GHE) compreendendo mais de uma função para cada laudo. Neutralização do agente com a sugestão de utilização do EPI com laudo de calculo da áudio-docimetria com EPI, isto ‘e, o ruído que chega ao ouvido do colaborador.

- Histórico de medição de nível de pressão sonora para 100% da jornada com medições em intervalos de 5 segundos;
- Capacidade de medição de NPS entre 50 dB(A) e 130 dB(A) para atender os requisitos da NR-15, NR-17 e NBR 10152 (níveis recomendados para ambiente fechado);
- Impressão dos dados de medição pelo equipamento (atendimento as exigências das normas);
- Analise de quanto tempo da jornada o ruído fica acima de 80 e 90 dB(A);
- Descrição das funções envolvidas no Grupo Homogêneo em Analise e a atividade realizada pelo trabalhador durante o processo de monitoramento;
- Cálculo e analise da dosimetria de ruído sem EPI e com EPI. A atenuação do EPI, encontrada na primeira parte, devera ser utilizada para calcular a nova
dosimetria com a sua utilização. Não será permitido empregar o EPI em 100% da Jornada. Devera ser estimado um tempo de utilização.
- Relatório de Medição compondo a metodologia empregada os pontos mapeados acompanhados dos laudos de dosimetria de ruído com e sem EPI e em anexo os históricos de medição e certificados de calibração.

Neste caso considera-se para a avaliação do Laudo de ruído contínuo ou intermitente com EPI a atenuação em 90% da jornada, isto é, realiza-se uma composição dos Níveis Médios Equivalentes TWA/LAVEG para a jornada com EPI em 90% do tempo e sem EPI para os outros 10% do tempo.
Desta forma evita-se os problemas que já vem acontecendo no exterior e no Brasil relativos a utilização da atenuação do EPI para toda a jornada o que não ocorre na prática, pois o nível equivalente ponderado leva em consideração o tempo que o empregado não utilizou o EPI.

Também será calculado o NEN (nível equivalente normalizado) para q =5 dB utilizando a fórmula do TWA com a dose encontrada em percentagem (%) e o tempo padrão de 8 horas. Não deve ser utilizada a fórmula da FUNDACENTRO por ser
definida para q = 3 dB. Nos casos de mais de uma amostra são realizadas as médias conforme procedimento de cálculo para q = 5 dB.

SMS 3R (6) Avaliação de ruído de impacto conforme NHO-01

- Medição simultânea em circuito impulsivo ou rápido para contagem do numero de impactos existentes acima de 120 e 130 dB para atendimento a NHO-01 (ruído de impacto) para toda a jornada;
- Avaliação para toda a jornada segundo procedimentos e limites da FUNDACENTRO NHO-01 para ruído de impacto.
- Relatório de Medição compondo a metodologia empregada os pontos mapeados acompanhados dos laudos de dosimetria de ruído com e sem EPI e em anexo os históricos de medição e certificados de calibração.

SMS 3R (7) Avaliação de ruído de fone de ouvido com cabeça artificial e áudio-dosimetro acoplado ao microfone da mesma. Recomendação para operadores de telemarketing, telefonia, de vídeo, som e aviação.

- Utilização de Cabeça Artificial padronizada acoplada a áudio-dosímetro;
- Serviço realizado em parceria com a PUC-Rio;
- Histórico de medição de nível de pressão sonora para 100% da jornada com medições em intervalos de 5 segundos;
- Impressão dos dados de medição pelo equipamento (atendimento as exigências das normas);
- Analise de quanto tempo da jornada o ruído fica acima de 80 e 90 dB(A);
- Descrição das funções envolvidas no Grupo Homogêneo em Analise e a atividade realizada pelo trabalhador durante o processo de monitoramento.
Relatório de Medição acompanhado dos laudos de dosimetria de ruído e em anexo os históricos de medição e certificados de calibração.

09 - SMS 3R (8) Avaliação de eficiência de EPI para ruído de impacto com cabeça artificial, áudio-dosimetro e analisador de freqüência. Recomendado para os colaboradores que ficam expostos a ruídos de impacto como pulsão de cilindros, tiros, bate estaca, explosões, estouro de anéis de retenção e etc... Tal exigência se deve a neutralização do agente com protetor auricular com CA, ou EPC, cuja atenuação não e fornecida para ruído de impacto; praticamente todas as atenuações fornecidas pelos fabricantes de EPI são para ruído continuo ou intermitente, portanto não aplicada a ruído de impacto.

- Medição in loco com cabeça artificial padronizada acoplada a áudio-dosímetro;
- Medição realizada em parceria com a PUC-Rio;
- Configuração do equipamento segundo metodologia e procedimentos da NHO-01 para ruído de impacto;
- Medição da atividade durante 30 minutos com a cabeça artificial sem EPI;
- Medição da atividade durante 30 minutos com a cabeça artificial com EPI;
- Realização de três Amostragens;
- Cálculo da atenuação pela diferença encontrada;
- Atenuação utilizada apenas para a atividade realizada (método ANSI 3.19);
- Impressão dos dados de medição pelo equipamento (atendimento as exigências das normas);
- Interpretação dos resultados com orientação da atenuação a ser empregada pela empresa;
- Relatório de Medição compondo a metodologia empregada os pontos mapeados acompanhados dos laudos de eficiência de EPI e em anexo os certificados de calibração.
Deve-se lembrar que a atenuação fornecida pelos EPI(s) que possuem C.A no Brasil, segundo norma utilizada pelo laboratório de ensaio é informado na embalagem de
alguns EPI(s), e para ruído contínuo ou intermitente e não pode ser utilizado para ruído de impacto. A eficiência é calculada para 98% de confiabilidade.

10 - SMS 3R (9) Medição do nível de pressão sonora ambiente com analisador de freqüência para atendimento à norma de ergonomia, novas recomendações para telemarketing e ambientes silenciosos segundo o índice NC da NBR 10152. Além do critério de inteligibilidade do ambiente(NIC).

11 - SMS 3R (10) Medição de agentes químicos com bomba gravimétrica e relatório de analise emitido por laboratório reconhecido.

Principais Agentes: Poeira, Fumos Metálicos, Cloro, Ácido Clorídrico, Mercúrio, Base Mineral e CO.

- Utilização da Bomba Gravimétrica
- Descrição das funções envolvidas no Grupo Homogêneo em Analise e a atividade realizada pelo trabalhador durante o processo de monitoramento;
- Laudos de agentes químicos, Poeira, Fumos Metálicos, Cloro, Ácido Clorídrico, Mercúrio, Base Mineral e CO, em anexo o certificado de calibração.

SMS 3R (11) Avaliação pontual com arvore de termômetro padronizada com cabo de 10m de distancia do equipamento de medição e globo padronizado conforme requisitos e procedimento da FUNDACENTRO e da NR 15 anexo 3.

SMS 3R (12) Elaboração de PPRA para fim ocupacional ou pericial.

SMS 3R (13) Elaboração de manual e software para gestão do programa de conservação auditiva.

SMS 3R (14) Elaboração de programa de capacitação de fornecedores com foco em excelência em SMS.

SMS 3R (15) Elaboração do Programa Farmacológico Ocupacional em função dos GHE da empresa.

SMS 3R (16) Consultoria e parecer técnico na área de acústica e vibrações, incluindo projeto e detalhamento com parceria com a empresa Noise Acústica.

SMS 3R (17) Fornecimento de laudo de atenuação de ruído “in loco” para avaliação de divisória e portas.

SMS 3R (18) Fornecimento de EPC Acústico (Equipamento de Proteção Coletiva provido de barreiras acústicas patenteadas) para atenuação de ruído ocupacional com emissão de laudo de dosimetria da jornada do trabalhador do colaborador critico, para neutralização do agente ruído sem necessidade de EPI.

SMS 3R (19) Avaliação da ILUMINANCIA do ambiente.

SMS 3R (20) Elaboração de laudo de Insalubridade conclusivo por Grupo Homogêneo de Exposição.

SMS 3R (21) Elaboração de laudos conclusivo de periculosidade por Área ou Setor.

SMS 3R (22) Elaboração de laudo Técnico de ergonomia, identificando e classificando os agentes ergonômicos, seus custos humanos e ao sistema.
Apresentando sugestões preliminares de soluções para os agentes observados.

SMS 3R (23) Elaboração de avaliação ergonômica de funções, com análise das atividades e tarefas envolvidas; análise de posturas assumidas; de movimentação manual de cargas; priorização das disfunções observadas; quadro geral de recomendações e priorização das recomendações.

SMS 3R (24) Elaboração de Programa de Ergonomia para implementação na empresa, criando um cronograma de ações para identificação, conscientização e
Soluções dos agentes ergonômicos.

SMS 3R (25) Elaboração de Projeto de Sinalização de Segurança, com localização, avisos, orientações, identificação de agentes extintores, alertas de procedimentos e
rota de escape.

3 – OUTRAS ATUAÇÕES DA 3R BRASIL.

Consultoria – Levamos até o cliente a solução dos problemas relacionados ao meio ambiente e de seus funcionários, para que no futuro a relação meio ambiente/empregado seja de grande importância para desenvolvimento da empresa.

Desenvolvimento – A 3R Brasil desenvolve projetos de acordo com a necessidade da empresa tanto na área operacional como administrativa.

Implantação – Com uma ampla visão em diversos assuntos a 3R Brasil tem a facilidade de implantar sistemas que possa trazer maior conforto para seus clientes.

Suporte e Treinamento – Através dos nossos funcionários podemos oferecer suporte técnico e treinamento qualificado para os seus empregados.

A 3R Brasil é proprietária e mantenedora do portal gratuito www.isegnet.com.br que atua nas áreas de segurança, saúde do trabalho, meio ambiente, metrologia qualidade industrial e qualidade de vida. Possui diversas ferramentas de trabalho patenteadas e de fornecimento gratuito como o CalixSST disponível no site.


Atenciosamente,

Rogério Dias Regazzi
Sócio-Diretor, Eng. Segurança do Trabalho
3R Brasil Tecnologia Ambiental
Contato: (21) 2259-5480 (21) 8272-8534 (21) 9999-6852
E-mail: contato@isegnet.com.br



Doc em anexo

Exemplos de documentos específicos na área de segurança do trabalho com ênfase em ruído e vibração

Modelo de LTCAT

Exemplo EPI NIOSH 1 e 2

Exemplo PPRA SST

Exemplo de Ruído Continuo

Exemplo de Ruído de Impacto

Mapa de Risco

Mapa de Risco Apêndice_B

DDS

Relatorio de vibração em Corpo Humano



3R BRASIL
Exemplos
Isegmetro
Isegtools
TRIA
© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas