Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Inicial
Institucional
Fale Conosco
Atendimento On-Line
3R Brasil Serviços Especializados
Cadeira Verde
Pequenas Empresas
CABEÇA ARTIFICIAL (na área de saúde e segurança do trabalho)
3R Brasil
Medição de Ruído
Campanhas parceiras
IsegTools
Produtos
Colunistas
Cursos
Links
Colunistas
A Importância da Inteligibilidade - ()

O valor da inteligibilidade da conversação é um componente crítico e importante, leia-se necessário, em qualquer local onde a comunicação interpessoal é uma função primária do evento. Estes locais incluem-se escolas, teatros, bibliotecas de leitura, igrejas, e até mesmo aeroportos e estações de ônibus ou trens. Esta boa compreensão da conversação, comunicação, não é só em função do sistema eletro/eletrônico ou mecânico utilizado, mas a sua inteligibilidade pode ser avaliada independente dos sistemas nele envolvidos.

Os fatores que mais influenciam a boa compreensão acústica são: reverberação, reflexão e ruído de fundo. Muitos projetos acústicos e/ou sistemas de som, levam esses fatores em consideração para compensar os seus efeitos nocivos a boa inteligibilidade. Caso qualquer um desses fatores seja desconsiderado, o projeto em desenvolvimento pode ficar seriamente prejudicado e perder a sua eficácia.

Outro fator de grande importância é a utilização de tabelas, muitas delas impíricas, na elaboração destes projetos. Dentre as mais utilizadas citamos: Taxa de Transmissão de Conversação e Percentagem de Articulação por Perda de Consoantes. Utilizadas tanto no projeto acústico como nos sistemas sonoros. Em sistemas menores, como sala de reuniões, as mesmas considerações técnicas serão utilizadas. Considerando nestes casos fatores característicos do meio em questão.


Voltar



3R BRASIL
Exemplos
Isegmetro
Isegtools
TRIA
© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas