Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Inicial
Institucional
Fale Conosco
Atendimento On-Line
3R Brasil Serviços Especializados
Cadeira Verde
Pequenas Empresas
CABEÇA ARTIFICIAL (na área de saúde e segurança do trabalho)
3R Brasil
Medição de Ruído
Campanhas parceiras
IsegTools
Produtos
Colunistas
Cursos
Links
Colunistas
Acústica - Em busca do Silêncio Perdido - ()

No princípio dos tempos, quando se falava em acústica, estávamos relacionando sons de melodias obtidas dos instrumentos dos grandes músicos gregos ( aproximadamente 500 A.C.). Associava-se o prazer do som as melodias obtidas dos instrumentos musicais na antiguidade.

Hoje com a evolução da civilização, a acústica desenvolveu-se não só a nível de pesquisa e tecnologia, como a sonorização de salas de espetáculos, prospecção de petróleo, ultra-sonografia médica, reconhecimento de voz, e outras; mas também criou-se um grande problema social que é o ruído. Ou seja, a acústica nasceu na música e se tornou um incômodo. Esta é uma das heranças do urbanismo.

O ruído é qualquer som indesejado ou que cause desconforto ao homem. Desconforto este que pode ser originado do som de um ambiente de trabalho, como manufatura do aço, a petroquímica, o som de uma turbina de avião, até ao o som de um liquidificador doméstico. Tudo que traz conforto e comodidade a sociedade contemporânea pode originar uma ameaça à integridade auditiva.

O ruído, poluição sonora, causa um decréscimo na qualidade de vida do homem urbano. Ocasionando fatores de risco à saúde física e mental das pessoas. Fatores esses tão perigosos quanto outros poluentes mais conhecidos. O ruído afeta o sono, a concentração, aumento o risco de acidentes de trabalho, a pressão arterial, a capacidade de aprendizado. Alem de causar apatia, irritabilidade, fadiga mental, física e sexual e instabilidade emocional. Em suma afeta a relação interpessoal, seja ela a nível profissional ou familiar.

Profissionais especializados, como engenheiros acústicos e ambientalistas, estudam e desenvolvem métodos que possam controlar e minimizar os problemas gerados pelo ruído, desenvolvendo equipamentos de medição acústico, materiais de absorção e isolamento acústico e métodos de distribuição e controle sonoro. Poderemos reverter o atual panorama, melhorando a qualidade de vida da nossa população.


Voltar



3R BRASIL
Exemplos
Isegmetro
Isegtools
TRIA
© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas