Bem vindo a Isegnet
HOME MAPA DO SITE PRIVACIDADE ADICIONAR AOS FAVORITOS
LOCALIZAR  
 
MENU PRINCIPAL
 Portal   Segurança do Trabalho   Metrologia   Qualidade Industrial   Meio Ambiente e Saúde   Qualidade de Vida  
Inicial
Institucional
Fale Conosco
Atendimento On-Line
3R Brasil Serviços Especializados
Cadeira Verde
Pequenas Empresas
CABEÇA ARTIFICIAL (na área de saúde e segurança do trabalho)
3R Brasil
Medição de Ruído
Campanhas parceiras
IsegTools
Produtos
Colunistas
Cursos
Links
Colunistas
A Metrologia e a Sociedade - ()

A Metrologia, ciência da medição, embora não seja uma área de conhecimento percebido no dia a dia, exerce um papel importante na sociedade. Para a viabilização de transações comerciais, a padronização de medidas é tão fundamental quanto a padronização monetária. Desde os tempos dos antigos impérios como chinês, egípcio, assírio e outros, já havia a preocupação com padronização de medições de grandezas, tais como: distância, tempo, massa, volume e outras.

A compatibilidade entre as medições feitas desde a antigüidade, é necessária no comércio, nas cobranças de impostos, nas construções de grandes obras de irrigação, de castelos e de cidades, nas empreitadas militares e em outras atividades humanas, mesmo as mais simples, como seguir uma receita culinária.

Atualmente, com o processo da Globalização dos Mercados, surgiram normas internacionais, como a série ISO 9000. Essas normas proporcionam maior facilidade para transações comerciais nacionais e internacionais, sendo o primeiro passo para garantir qualidade dos produtos comercializados, entendendo aqui como produtos: matérias, equipamentos, serviços e informações. Ao mesmo tempo, essas normas impõem barreiras técnicas à comercialização de produtos que não se enquadram às suas recomendações. Nesse ambiente, são constantemente enfocados a saúde, a segurança e o meio ambiente, visando o bem estar da sociedade.

Para alcançar a Qualidade Total, outros conceitos importantes necessitam ser enfocados: a Metrologia e a Normalização. A confiabilidade e controle dos instrumentos de medição são importantes, pois através dos resultados das medições são tomadas as decisões de aprovar ou não os produtos nas diversas fases do processo de produção. Se não houver confiabilidade nos instrumentos, há riscos de aceitar produtos fora de especificações ou rejeitar aqueles que estão de acordo com as mesmas. Isso pode significar trabalhar com uma máquina desregulada, trabalhar em condições insalubres acreditando não correr risco de saúde ou acidente, produzir materiais e equipamentos que transformarão em refugo ou venham exigir retrabalho. Todos esses erros geram custos financeiros diretos ou custos ligados a saúde, segurança e meio ambiente, ou seja, à qualidade de vida. Outro fator de competitividade é o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, que exige maior confiabilidade e exatidão nas medições.

A Metrologia vem se firmando como uma ciência indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico e a Qualidade. Além dos instrumentos calibrados e adequados à medição, existe a necessidade de se manter um programa de qualidade estruturado por um manual da qualidade com procedimentos padronizados e um corpo técnico devidamente treinado e qualificado para execução dos serviços metrológicos.

As organizações competitivas apoiam-se em estratégias de controles baseadas na Metrologia (medição), na Normalização e no gerenciamento do processo.


Voltar



3R BRASIL
Exemplos
Isegmetro
Isegtools
TRIA
© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por U-Ideas